terça-feira, setembro 12, 2006

o outro lado.


fotografia de Jean-Marc Bouju, France, The Associated Press.
[An Najaf, Iraq, 31 March 2003. Iraqi man comforts his son at a holding center for prisoners of war.]

porque nunca se deve esquecer o dia em que se esqueceram outros dias noutros mundos, em que uma política de medo nasceu para despoletar uma guerra sem sentido, sem fim.
devemos a quem não sobreviveu a promessa de encontrar a verdade por debaixo dos escombros, a promessa de derrubar desejos imperialistas de quem se atacou a si próprio, de intolerância e ignorância na mão, albergando a desculpa de uma luta contra um terrorismo que eles mesmos cultivam.
oliver stone alega que "nesse dia o mundo viu o mal". pois nos outros dias todos, nesses outros mundos, outro tipo de torres são derrubadas por um mal que é deliberadamente camuflado, deliberadamente minimizado, deliberadamente defendido por quem não sabe senão ver a História pela lente distorcida do olho americano.

7 comentários:

Filipe disse...

A foto está absolutamente fantástica. O momento desenrola-se na minha mente quase como um pequeno filme de que não sei nem o princípio nem o fim, mas que os adivinho como toda a gente o será capaz de fazer.
E talvez por isso mesmo, despolete estes sentimentos tão familiares neste género de situações como a raiva, a tristeza, a frustração e a impotência. Obrigado.

Anónimo disse...

tnh esta foto na porta do quarto... e diz por baixo: "it's all about space". afinal, é mesmo tudo uma questão de espaço...

Anónimo disse...

Comunaaaaa!

(ihihihihihi)

Anónimo disse...

tu é k querias que te chamassem isto...

COMUNA!

(ahahaha...pk os comunistas sao todos bonzinhos,o Estaline era um santo e o Gulag nunca existiu!;P)

couve-flor. disse...

seus sacanas:P agora vou ter de vos eliminar docemente...serão criancinhas ao pequeno-almoço!:P

Anónimo disse...

so right. LY*

Anónimo disse...

"o mais odioso da guerra é a paixão que por ela se tem", escrevia-o Virgilio Ferreira.Nao posso sentir senao nojo quando observo que metade dos horrores da historia esconderam atras de nobres objectivos a simples demonstraçao/procura de um poder que afinal so a natureza tem:o de fazer cada dia,o de fazer girar o mundo, o de comandar tudo e todos, a vida de cada um. É este sonho que adormece todas as noites o presidente americano, sonho que na verdade é alimentado por cada um de nós, mesmo que nao o queiramos, porque todos os dias vada um de nós está a travar uma guerra pessoal com alguma coisa, ou com alguem, ainda que com os mais profundos desejos de paz. A nossa realidade é bem distante daquela que vemos na foto, mas tem um pedaço de mim, de ti, de todos nela:estamos distantes das armas, das bombas, da fome, mas gostamos dos arrufos, respondemos da mesma maneira aos que nos ofendem, suportamos as traições, deitamos os restos fora em vez de os levar à rua à procura de pelo menos um cão que os coma,deboramos as americanisses que tem alimentado as guerras contra e do terror.Porque afinal vivemos todos numa selva. Uma selva, ainda que de betão, em que a maior parte de nós,perdeu a distancia que separa o que criticamos daquilo que fazemos ou todos os dias suportamos.