domingo, abril 24, 2005

"Não vamos para mais novos...

... nem para mais magros. (...) A «revelação» aconteceu quando estava a ver um dos biliões de anúncios que despontam como cogumelos na Primavera e nos apresentam gloriosas moças na casa dos vinte aninhos a exibirem a sua ausência de barriga, debruçadas sobre um qualquer produto light ou em pleno exercício de abdominais, o corpo reluzente e perfeito."

(eu estou na casa dos vinte aninhos e não sou assim...damn.)

"(...) dissipou-se a ilusão de que o sonho dependia apenas da vontade, apenas da capacidade de renunciar às tentações da carne (...). Finalmente, podia renunciar de vez a pensar no assunto, a mandar bugiar todos aqueles, a começar pelo nosso superego, que de todos os lados nos parecem impor a urgência de sermos aquilo que não somos, de parecermos aquilo que não parecemos, de usarmos uma roupa de geometria impossível sobre um corpo que temos a obrigação de conservar imune à passagem do tempo, graças a um manancial de poções milagrosas que pouco mais fazem senão somar a ruína económica à frustração (...). O mais complicado é saber qual o caminho depois de um «choque tecnológico» destes, sem a sensação de que capitulámos por preguiça ou cobardia. Infelizmente, não há qualquer perigo, porque a verdade é que a racionalidade pode muito pouco contra este inconsciente colectivo vindo não se sabe de onde, e que nos diz que o nosso valor é medido em quilos."

(Isabel Stilwell, NM #674)

porque cada vez mais me sinto sufocar de cada vez que entro numa loja (para a minha idade) e vejo calças de tamanhos adequados para uma criança de dez anos... por que é que cada vez mais confiamos nas aparências para nos dizerem algo sobre a pessoa? "é simpática, se perdesse uns quilinhos era perfeita..." cada vez mais me farto de ouvir histórias em que alguém corta com alguém porque este último(a) ganhou uns quilinhos a mais... porquê o "é pena ser gordinha"? porque é que alguém tem que se sentir mal e na obrigação de perder peso por não vestir o 34?
eu continuo a sentir-me mal em mim mesma. e, genuinamente, odeio ter a consciência de que a minha própria racionalidade pode muito pouco, mesmo, contra tamanha cabala. daí a culpa pelo hamburger do jantar. desnecessário... lá porque o benfica estava a ganhar, podia perfeitamente ter ido para casa jantar sopa - ah, feita sem batata. Nasci já numa cultura completamente virada para o seu umbigo, e admito a dor por não ser perfeita. Mas pelo menos não vivo para isso... sim, porque a cerveja e empalhada ninguém me tira, nem que venha a Gisele saracotear-se à minha frente!



(damn.)


5 comentários:

couve-flor. disse...

amora,sei que as minhas palavras - tantas vezes ouvidas - n servem de nada. mas acredita no que te digo, uma vez na vida,pelo menos...ÉS LINDA!

DissidenT disse...

YEAH! Fino e tremoços rula!

Eu não posso deixar de dizer que o aspecto exterior não interessa. E que venha o primeiro hipócrita dizer que não distingue minimamente as pessoas pela sua aparência... Por muito triste que isto seja, é a verdade.

E embora eu tente levar a minha vida a não ligar a isso, é inevitável um dia ou outro uma pessoa não pensar nisso e sentir-se mal consigo própria por não ter um quilito a menos ou um centímetro a mais.

A sociedade que criaram para nós é terrível.... mas enquanto cá andarmos temos de nos adaptar a ela e tentar mudá-la pouco a pouco, para que os outros que venham a seguir a nós não distingam as pessoas pelas razões futeis que nós as distinguimos.

Paulo Aroso Campos disse...

Comento porque quero mesmo q a opinião não interesse. Primeiro mal vos conheço e acho q são umas miudas lindissimas;
segundo vós que sois tão boas fotografas deveis entender mais que outros que nem sempre aquilo que aparece na estampa é a realidade, na foto não aparecem tamanhos mas aparencias, e há programas milagrosos que "curam" o mal que há nas fotos;
terceiro idem para os anuncios;
quarto, belo comentário da outra menina mas apenas uma opinião: é obvio q a figura interessa senão não haveria essa correria desenfreada pela figura perfeita. Sou da opinião q a pessoa interessa pelo q é e pelo q dá a conhecer, mas quem não conhece avalia pelo que vê, quer queira ou não conhecer; e se o q vê o agrada o mais provável é querer conhecer. Porém essa busca pela figura esbelta e perfeita é, em primeiro lugar, procurada pela sociedade feminina. Experimentem convencer uma mulher q se acha gorda ou com quilos a mais que isso não é verdade e que está um espectáculo e que assim é que fica bem... eu já tentei e não fui bem sucedido (em milhentas ocasiões!!!)
Cerveja e tremoço? Obrigado pelo convite :D

tixa disse...

grandes comentários, mesmo. :)obrigada!

couve-flor. disse...

obrigada nekinhas!
por favor,não dês ouvidos a espíritos simples...se "essas pessoas" se olhassem ao espelho...!!!
Já tinha dito à Ba:acho-te lindíssima e não vejo nada que se possa considerar defeito...
acredita em quem te merece.
um beijo,martinha.